Termografia
A termografia é uma ferramenta preciosa que pode ter um impacto significativo na sua produtividade de manutenção e resolução de problemas, bem como na rentabilidade de aplicações industriais, eléctricas e de construção.
Um exemplo prático de aplicação destas câmaras de termografia é na manutenção preditiva de equipamentos eléctricos como por exemplo o quadro eléctrico e distribuição de energia eléctrica
O aquecimento anormal associado à resistência elevada, derivado a um mau aperto do condutor ou ao excesso de fluxo de corrente no condutor é a causa principal de muitos problemas em sistemas eléctricos.
Uma grande parte dos incêndios nas instalações são provocadas por curto-circuitos ou por outras anomalias na instalação eléctrica.
Com a utilização da termografia permite-nos ver pontos térmicos invisíveis a olho nu de dano iminente (sobreaquecimento) antes de o dano ocorrer. Quando a corrente passa através de um circuito eléctrico, parte da energia eléctrica é convertida em energia térmica. Mas se existir uma resistência anormalmente elevada no circuito ou um fluxo de corrente anormalmente elevado, é gerado calor anormalmente elevado, o qual é destrutivo, potencialmente prejudicial e não normal.
A termografia aplica-se a todos os equipamentos eléctricos tais como:
- Posto de transformação;
- QGBT;
- QE´s;
- Rede distribuição eléctrica.
Vantagens:
- Identificação de possíveis anomalias, como mau aperto, sobrecargas, desequilíbrios de fases;
- Intervenção antes do dano acontecer;
- Evitar a perda de produção por paragem forçada;
- Proteger a instalação eléctrica de possíveis focos de incêndio.
Exemplo de uma termografia ao Quadro Eléctrico